Documento oficial do governo federal prevê benefícios para idosos.

Você sabia que existe um documento brasileiro emitido justamente para quem está na terceira idade? Chamado de Carteira do Idoso, este documento prevê diversas facilidades para quem está nesta faixa etária. 

Além disso, quem tem esta documentação pode aproveitar diversos benefícios únicos que são oferecidos a esta população. 

Por isso, acompanhe já nossa matéria e descubra quais as vantagens e como ter a sua carteira para idoso. 

O que é a Carteira do Idoso?

A Carteira do Idoso é um documento que comprova a renda da pessoa com mais de 60 anos para ter acesso à gratuidade no transporte entre estados e garantir descontos na compra de passagens.

O direito à gratuidade ou desconto no transporte interestadual está previsto no artigo 40 do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003).

A Carteira do Idoso pode ser emitida pela Secretaria Municipal de Assistência Social ou pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de residência do idoso. O documento é válido em todo o território nacional e é obrigatória sua aceitação por todas as empresas de transportes.

A Carteira do Idoso é um documento importante para garantir o direito à mobilidade das pessoas idosas.

Quem tem direito a este documento? 

Carteira do Idoso é um documento de grande relevância que visa beneficiar pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, desde que atendam a critérios específicos estabelecidos pelas políticas sociais governamentais. 

É importante compreender os requisitos e o contexto que envolve a obtenção desse documento, uma vez que ele confere uma série de vantagens, especialmente no que diz respeito à mobilidade e ao acesso a serviços essenciais.

Para ter direito à Carteira do Idoso, o indivíduo deve cumprir os seguintes critérios:

É relevante destacar que o direito à Carteira do Idoso encontra respaldo legal no artigo 40 do Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Esta legislação estabelece os direitos e garantias das pessoas idosas no Brasil e inclui a concessão deste documento como uma forma de proporcionar benefícios específicos aos idosos.

Como é possível solicitar a carteira do idoso?

A Carteira do Idoso pode ser solicitada de duas maneiras:

1. Pela internet

Para solicitar a Carteira do Idoso pela internet, é necessário ter uma conta no portal gov.br. Caso não tenha, é possível criar uma conta gratuitamente acessando gov.br e criando sua conta com CPF, e-mail e senha. 

Após criar a conta no gov.br, siga os seguintes passos:

  1. Clique em “Emitir carteira”.
  2. Faça login na sua conta no gov.br.
  3. Preencha as informações solicitadas.
  4. Anexe os documentos necessários.
  5. Clique em “Emitir”.

A Carteira do Idoso será emitida e enviada para o seu endereço.

2. Em um CRAS

O CRAS é a forma mais simples de fazer a emissão de sua Carteira do Idoso.

Para solicitar a Carteira do Idoso em um CRAS, é necessário comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social do seu município, munido dos seguintes documentos:

O funcionário do CRAS irá verificar se você atende aos requisitos para receber a Carteira do Idoso. Se você for aprovado, a carteira será emitida.

Veja o passo a passo para fazer sua carteira de idoso no Cras:

Lembre-se que a Carteira do Idoso é um documento importante para garantir o direito à mobilidade das pessoas idosas. O documento possibilita que os idosos possam viajar entre estados sem ter que arcar com os custos da passagem.

Quais os documentos necessários para solicitar?

Confira a documentação que você precisa para emitir sua carteira de idoso:

Quais os benefícios que a carteira do Idoso traz?

A Carteira do Idoso oferece diversos benefícios que visam melhorar a qualidade de vida e facilitar o acesso a serviços essenciais para a população idosa. Abaixo, veja os principais dos benefícios:

Esses benefícios têm um impacto significativo na vida dos idosos, ajudando a melhorar sua qualidade de vida, promover sua participação ativa na sociedade e garantir que sejam tratados com dignidade e respeito. 

Portanto, a posse da Carteira do Idoso é fundamental para que os idosos possam desfrutar plenamente da terceira idade e viver de forma mais confortável e inclusiva.

Gostou de conhecer este documento? Navegue em nosso site e saiba mais sobre programas sociais e documentos do nosso país.