Veja quais são os melhores apps para fazer a limpeza de seu smartphone.

Com o decorrer do tempo, à medida que você utiliza mais o seu celular, ele tende a apresentar lentidão ou desempenho inadequado. O que gera este problema muitas vezes é a gestão de memória. 

O dispositivo gradualmente acumula dados e arquivos obsoletos, ocupando valioso espaço de armazenamento e resultando em um desempenho mais lento.

Neste texto, iremos mostrar o funcionamento dos dois tipos de memória presentes em seu celular, além de oferecer dicas que o auxiliarão a realizar uma limpeza eficaz, resultando em um aumento da velocidade e eficiência do aparelho.

Acompanhe até o final e descubra!

Sobre a memória do celular

A memória do celular é responsável por duas funções essenciais: rodar o sistema e os aplicativos e armazenar os dados do usuário.

Para isso, ela é dividida em dois tipos:

Memória RAM:

  • É uma memória volátil, o que significa que os dados são perdidos quando o celular é desligado ou reiniciado.
  • É usada para armazenar dados e programas que estão sendo usados ativamente pelo sistema operacional e pelos aplicativos.
  • Quanto mais memória RAM, melhor o desempenho do celular, pois ele poderá rodar mais aplicativos e tarefas ao mesmo tempo.

Memória de armazenamento interno:

  • É uma memória permanente, o que significa que os dados não são perdidos quando o celular é desligado ou reiniciado.
  • É usada para armazenar dados do usuário, como fotos, vídeos, músicas, aplicativos e documentos.
  • Quanto mais memória de armazenamento interno, mais dados o usuário poderá armazenar no celular.

Como funciona a memória do smartphone?

Entender o funcionamento das memórias de um smartphone não é uma tarefa complexa, pois esse processo está constantemente em ação durante o uso do aparelho.

Ao iniciar um aplicativo, independentemente de sua natureza, você está empregando a memória RAM, projetada para permitir que os programas operem dentro do sistema. 

Cada vez que você abre um aplicativo, consome parte da memória RAM, e quando o fecha, essa memória deve ser liberada.

Por outro lado, quando você tira uma foto, baixa um áudio ou salva uma mensagem, está utilizando a memória interna, onde seus dados de uso são armazenados. 

À medida que o tempo passa, tanto a memória RAM quanto a memória interna acumulam dados, potencialmente tornando seu smartphone menos ágil.

Como otimizar a memória do seu smartphone?

Otimizar a memória de seu smartphone pode significar aprimorar o desempenho global do dispositivo, assegurando que os aplicativos funcionem com fluidez e eficácia. Abaixo, apresentamos algumas orientações simplificadas para otimizar a memória de seu smartphone e acelerar sua operação:

  1. Fechar Aplicativos em Segundo Plano: Certifique-se de encerrar os aplicativos que não estão sendo usados no momento. Alguns deles continuam em execução em segundo plano, consumindo recursos valiosos da memória RAM. Você pode fazer isso acessando a tela de aplicativos recentes e manualmente fechando aqueles que não são mais necessários.
  2. Desinstalar Aplicativos Não Utilizados: Aplicativos que você raramente utiliza podem ocupar espaço precioso na memória do dispositivo. Desinstale os aplicativos que não têm mais utilidade para liberar espaço e recursos.
  3. Limpar o Cache de Aplicativos: Os aplicativos armazenam dados temporários em cache para acelerar o carregamento. Entretanto, esse cache pode se acumular e consumir espaço na memória. Periodicamente, limpe o cache dos aplicativos por meio das configurações do sistema.
  4. Manter Aplicativos Atualizados: Mantenha seus aplicativos sempre atualizados, pois as atualizações frequentemente incluem melhorias de desempenho e correções de bugs que podem reduzir o consumo de memória.
  5. Optar por versões leves de aplicativos: Alguns aplicativos populares oferecem versões mais leves projetadas para utilizar menos recursos, como o Facebook Lite em vez do aplicativo completo do Facebook.
  6. Evitar Widgets Desnecessários: Embora widgets na tela inicial sejam convenientes, eles também podem consumir recursos de memória e processamento. Utilize somente os widgets que são realmente essenciais para você.
  7. Armazenar Mídia na Nuvem: Para liberar espaço na memória do dispositivo, armazene fotos, vídeos e outros arquivos em serviços de armazenamento em nuvem.
  8. Reduzir Animações: Diminua a intensidade das animações do sistema nas configurações, pois elas podem consumir recursos do processador e da memória.
  9. Reiniciar Periodicamente: Faça reinicializações periódicas do dispositivo para liberar recursos e limpar a memória RAM.
  10. Limitar a Sincronização Automática: Reduza a frequência de sincronização automática de aplicativos que atualizam constantemente, como e-mails e redes sociais, para economizar recursos de memória e bateria.

Ao seguir essas dicas, você poderá otimizar a memória de seu smartphone, mantendo-o ágil e eficiente em seu uso cotidiano.

Como limpar a memória do seu smartphone diretamente pelo sistema?

Realizar a limpeza da memória do smartphone é uma prática eficaz para liberar espaço e aprimorar o desempenho do dispositivo. Veja como fazer isso diretamente do aparelho:

Limpar o Cache de Aplicativos

  • Acesse as configurações do seu dispositivo.
  • Encontre a seção “Aplicativos” ou “Apps”.
  • Selecione um aplicativo específico.
  • Toque na opção “Armazenamento” ou “Armazenamento e cache”.
  • Toque em “Limpar cache” para remover os dados temporários armazenados pelo aplicativo.

Desinstalar Aplicativos Não Utilizados

  • Acesse as configurações do dispositivo.
  • Navegue até a seção “Aplicativos” ou “Apps”.
  • Selecione os aplicativos que você não utiliza mais.
  • Toque em “Desinstalar” para remover o aplicativo do seu dispositivo.

Limpar Arquivos Temporários e Downloads

  • Abra o aplicativo de “Armazenamento” ou “Armazenamento e USB” nas configurações do dispositivo.
  • Toque em “Limpar arquivos temporários” ou “Limpar arquivos de cache” para eliminar arquivos temporários desnecessários.

Gerenciar Fotos e Vídeos

  • Utilize um aplicativo de gerenciamento de mídia para identificar e excluir fotos e vídeos duplicados ou de baixa qualidade.
  • Faça o backup de fotos e vídeos importantes em um serviço de armazenamento em nuvem para liberar espaço local.

Limpar Mensagens e Dados de Aplicativos

  • Exclua mensagens antigas e arquivos de mídia de aplicativos de mensagens.
  • Faça uma revisão e exclua dados de aplicativos que estão ocupando muito espaço, como histórico de conversas, cachês de mídia etc.
  • Reduza o número de widgets na tela inicial.
  • Remova papéis de parede animados que consomem recursos.

Seguindo essas etapas, você poderá realizar a limpeza da memória do seu smartphone pelo próprio sistema

Apps para limpar a memória do celular

Confira, agora, uma lista de apps que automatizam o processo de limpeza da memória do celular:

CCleaner

  • Sistema: Android e iOS.
  • Preço: gratuito para instalar. Opções pagas.

O conhecido software para PC tem sua versão Mobile. O CCleaner faz uma limpeza em memória RAM e nos arquivos, garantindo uma melhora de desempenho em seu aparelho. É um dos mais recomendados para usar. 

Norton Clean

  • Disponível para: Android.
  • Preço: gratuito.

O Norton Clean é uma ferramenta gratuita que ajuda a eliminar arquivos indesejados, como cache, arquivos temporários e registros de aplicativos, do seu dispositivo Android. 

Além disso, ele pode identificar e remover aplicativos que já não são mais utilizados, auxiliando na liberação de espaço de armazenamento adicional

Avast Cleanup

  • Sistema: Android e iOS.
  • Preço: gratuito para instalar. Opções pagas.

A Avast é conhecida por disponibilizar seu antivírus para computadores e trazer mais segurança para os usuários. Com o Avast Cleanup, você faz uma limpeza completa em seu sistema!

Você pode usar gratuitamente. Para uma versão mais completa, deverá pagar uma taxa.

Clean master

  • Sistema: Android.
  • Preço: gratuito para instalar. Acesso completo é pago.

Um dos aplicativos de limpeza mais populares, ele realiza uma ampla variedade de funções essenciais em seu smartphone, incluindo a eliminação de arquivos duplicados e a liberação de memória RAM, entre outras tarefas. 

O Clean Master está disponível gratuitamente, no entanto, possui diversos anúncios. Você também tem a opção de assinar uma mensalidade para utilizar o aplicativo com todas as funcionalidades disponíveis.

Seja através do sistema ou com os aplicativos, você vai deixar seu smartphone otimizado fazendo a limpeza de memória. Instale o app que mais combina com você e veja mais dicas em nossa página!